domingo, 29 de abril de 2012

Participação dos leitores

Sugestões, como são úteis

Este blog na verdade é um livro assinado por todos aqueles que aqui buscam uma forma de aperfeiçoar seus conhecimentos. Como cada um tem um tipo de curiosidade especial e eu espero suprir a todas, fico muito feliz quando vocês, meus queridos leitores e futuros arquitetos, me sugerem assuntos a serem discorridos. A tão interessante Engenharia Aeronáutica (assunto a ser abordado nesta postagem), é resultado de uma inteligente sugestão de um leitor deste blog, belíssima ideia não?! A partir de tal sugestão desenvolverei o assunto a seguir. Comecemos então por uma noção inicial seguida de informações adicionais: 

Engenharia Aeronáutica



Engenharia aeronáutica é uma área de estudo complexo que envolve o estudo de projeto de aeronaves, manutenção, certificação de aeronavegabilidade e áreas científicas.
Fazem parte da formação básica de um engenheiro aeronáutico disciplinas de cálculogeométrica analítica, álgebra, equação diferencial ordinária, física, química, eletricidade e magnetismo, estatística e dinâmica.
Da formação básica em engenharia tem-se disciplinas de desenho técnico  mecânico, metrologia,mecânica dos sólidos, mecânica dos fluidos, eletrônica, tecnologia digital, elementos de máquinas,resistência dos materiais, termodinâmica e transporte de calor e massa.
Dentro da área específica de formação em engenharia aeronáutica estuda-se aeroelasticidade, aerodinâmica, estabilidade e controle, desempenho de aeronaves, manutenção de aeronaves, mecânica de estruturas aeronáuticas, materiais de construção aeronáutica, fadiga e fratura de materiais, sistemas dinâmicos de aeronaves, propulsão.
Em muitas universidades, a engenharia aeronáutica está especialmente ligada à engenharia mecânica, sendo lecionada engenharia mecânica com ênfase em aeronaves.
No Brasil, o curso existe no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) desde a década de 1950, na Universidade de São Paulo, através da Escola de Engenharia de São Carlos, desde 1973, na UFABC (Universidade Federal do ABC) com o nome de Engenharia Aeroespacial, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) através do CEA (Centro de Estudos Aeronáuticos) desde 1975 e como curso de graduação desde 2009. Mais recentemente, o curso passou a ser oferecido pela UNITAU (Universidade de Taubaté), pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) e pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com o nome de Engenharia de Mobilidade. Há também o curso de Engenharia Aeronáutica disponível na (Universidade Paulista) - UNIP, que tem seu campus em São José dos Campos.
Já em Portugal, o curso existe na Academia da Força Aérea e na Universidade da Beira Interior. No Instituto Superior Técnico existe o similar curso de engenharia aeroespacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário